Quem criou e quando foi criada a cifra

As cifras são de fato algo que vemos hoje reproduzidos por muitos músicos mundo a fora, mas você sabe quem criou e quando foi criada?



Não se sabe ao certo quem criou e quando foi criada, mas muitas informações apontam para a época barroca onde os instrumentos já eram separados pela sua altura e sonoridades como grave, médios e agudos. As cifras eram usadas juntamente com o baixo indicando qual voicing era usado, diferente de hoje onde se coloca o voicing em qualquer lugar a gosto do interprete.

Para nós hoje o importante é saber quando uma nota é tocada juntamente com outra ao mesmo tempo, seja ela pelo mesmo instrumento ou por instrumentos distintos se caracteriza como acorde. Sendo assim todo acorde pode ser simplificado em siglas que nada mais é do que as cifras.

A cifra como vemos hoje

A codificação da cifra foi feita por Guido d’Arezzo monge por volta de 1.050. Inicialmente usou as letras alfabéticas e os nomes surgiram em um hino que mais tarde seria introduzido no hino de São João Batista. Hoje esses nomes são usados no sistema Alemão e Inglês. A cifra começa pela letra “A” (Lá) devido ser a primeira nota audível.

A= lá
B= si
C= dó (ut)
D= ré
E= mi
F= fá
G=sol

Influência do Jazz