Melhores utilidades dos Playbacks

Conheça as melhores utilidades dos playbacks para cantores, produtores e professores. Saiba porque os playbacks vem crescendo na atualidade.

O que é

Os playbacks são áudios de músicas que não possuem a voz do cantor. Afinal, os instrumentos é reproduzido deixando a parte vocal por conta de um novo vocalista. Você!

Como é produzindo o playback

Existem duas formas de se criar um playback. Uma é no exato momento das gravações das músicas no estúdio e a outra é posteriormente retirando a linha vocal.

Momento da Gravação

Este é o método mais fácil e perfeito de se criar um playback. Logo, o produtor já tem em mãos as trilhas de cada instrumento separado ele só precisa exportar o áudio sem a voz do cantor. Neste método o áudio fica perfeito e sem perdas de qualidade. É realmente a melhor forma de se criar um playback. Ao mesmo tempo mais burocrática, dependendo  da autorização do artista e se há interesse dele em comercializar também as faixas de playback. 

Esse não é o interesse da maioria, contudo, o crescimento desse mercado vem abrindo os olhos de produtores e artistas do mundo inteiro. Quem hoje já utiliza esse meio com muito mais frequência é o gospel.

Retirando o vocal posteriormente

Esse é o meio mais difícil e que ocasiona perca de qualidade. O que se faz nesse método é através de plugins e um bom ouvido do produtor a retira exata da frequências em que a voz se encontra, consequentemente outras frequências também são afetadas com este recurso. 

Como a voz se encontra em regiões médias e médias agudas também a guitarra, piano entre muitos outros também estão nessas frequências. Portanto a habilidade de retirar apenas a voz e danificar o mínimo possível os outros instrumentos precisa ser feito por quem sabe e por uma pessoa que tem o ouvido muito bom. Por isso encontramos playbacks com qualidade tão baixa no mercado. Tem muito curioso nesse segmento. 

A dica que eu dou é procurar profissionais que realmente sabem o que esta fazendo.

Playback para Aulas

A aplicação do playback para aulas de canto é algo que muitos professores e escolas utilizam para melhorar a performance dos alunos nas apresentações e estudo. 

Realmente há muitos benefícios nesta prática. Definitivamente o aluno tem a possibilidade de cantar dentro do tempo, ouvir como os instrumentos se comportam na realidade, acostumar com a dinâmica da música real entre muitos outros. Além de agilizar o processo criativo do professor focando na técnica vocal e não nos instrumentos par acompanhar o aluno.

Se você não usa ainda playbacks para suas aulas é melhor pensar e avaliar melhor esta questão daqui em diante, afinal, você ou sua instituição de ensino pode estar perdendo a oportunidade de agilizar o processo da aula, diminuir custos e alavancando mensalidades. Fica a dica!

Playback ao Vivo

Sei que muitas pessoas não gostam de ir a um barzinho ou a um show e escutar playback, preferem ver o artista em sua performance e ver os músicos dando um show, não é? Não queria quebrar o encanto de vocês mas na maioria dos grandes shows isso já acontece e vocês nem percebem. Com a correria de shows e agenda apertada grandes artistas utilizam de playbacks ou como eles gostam de dizer “sampler”, que nada mais é do que o playback mas com trechos específicos e montados para um show no intuito de diminuir custos e de dar um “UP” na apresentação.

A questão é que o playback está ai, e querendo ou não é uma forma de diminuir custos e melhorar a sonoridade. O que realmente fará a diferença é a qualidade do seu playback e como você o usa.

Muitos músicos de barzinho já estão adotando este método. Não apenas apertando play e cantando, mas usando junto um violão, um acordeon, uma percussão e outros instrumentos que podem acompanhar sem prejudicar a performance em sí. O bom senso ainda é a arma mais eficaz contra o exagero.

Recomendo que você avalie o público que te escuta. Como que ele se comporta quando você aplica o playback na apresentação. Use playbacks mais acústicos ou apenas de um instrumento, pode fazer você elevar a qualidade do seu som, diminuído custos com outros músicos e aumento o valor do seu lucro. Pense nisso!

Playback para Gravação

Já pensou como fazer uma gravação da sua voz e utilizar como base um instrumental redondinho? 

Hoje isso já é possível com a utilização dos playbacks. Eternizar um momento, dar de presente, realizar um desejo pessoal entre muitas outras aplicações. O interessante de fazer a gravação utilizando o playback é que a única preocupação e trabalho que terá é com sua voz. Afinal você precisará deixar a sua trilha vocal próxima da qualidade que o playback está te proporcionando. Ainda mais, você não vai querer que um trabalho desse se perca por falta de capricho exatamente no que diz respeito a sua voz.

Antigamente era necessário um grande estúdio para fazer gravações, mas hoje com o avanço da tecnologia é possível ter um pequeno Home Estúdio em casa gastando muito pouco. Com muito pouco investimento hoje você já consegue fazer boas gravações. Uma boa placa de áudio externa e um bom microfone já é o bastante para gravar e até mesmo alguns aplicativos ja ajudam muito no processo.

Recomendo que você use os playbacks para ajudar na gravação. Você pode se surpreender com o resultado obtido. Bora gravar?

 

MP3 ou MIDI

Os playbacks precisam ser no formato MP3. Esse formato é o mais usado e o único que pode ser lido por qualquer player da atualidade. Se você não quer ter problema com incompatibilidade usar o MP3 é a melhor escolha que você pode fazer.

O MIDI é um arquivo digital. Nem todos os players lêem este formato além de possuirem uma sensação mecânica, nada natural. Isso devido ser gravado em estúdio por um sintetizador em vez de músicos reais e instrumentos reais. O MIDI é muito utilizado em máquinas de karaokê devido ter um tamanho muito pequeno e comprido para se ter grandes quantidades de músicas. Contudo não se pode armazenar muita informação dentro dele, por isso seu som soa mais robotizado.

Observações Finais

Compre seus playbacks com profissionais do ramo. Assim você tem a maior chance de encontrar bons produtos. A internet está cheia playbacks ruins. Vou deixar abaixo alguns que recomendo. No mais aproveite tudo o que os playbacks possam te oferecer, para uns será ganho de qualidade, para outros ganho de tempo e para outros fonte de renda. Independente do uso que você fará não comercialize produtos de terceiros.

Até a próxima.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *