Melhor forma para usar escala pentatônica na guitarra

Hoje existe muitos mitos relacionados a técnicas de guitarra. Pessoas que estudam de forma errada perante conceitos e influências do mundo da música.

Alguns são fãs de Jimmy Hendrix, outros de Joe Satriani e ai vai… É claro que são grandes guitarristas e dificilmente se tocará como eles. Mas, ter uma influência musical é importante mas não basta apenas isso.

Tocar guitarra precisa ser algo intuitivo misturado com técnicas e estudo. Estes 3 fatores precisam estar atrelados, para levar o músico a uma verdadeira experiência como a guitarra.

Mas voltando ao nosso assunto sobre a melhor forma para usar a escala pentatônica na guitarra, precisamos entender que a escala pentatônica é uma das escalas mais usadas e por isso tocar ela de forma prática é a chave para entender como utilizar exatamente dentro da música.

Esse vídeo é do Ivan Milenkovic, um guitarrista que admiro e acompanho alguns trabalhos dele. Essa dica que ele dá vai abrir seu horizonte sobre como aplicar a escala pentatônica.

Entender a aplicação é muito importante quando se estuda, por isso a forma de se estudar depende de como você irá aplicar no dia a dia as técnicas.

Uma das formas mais eficazes de se estudar é sobre licks curtos. Os licks são pequenos trechos de notas que formam uma pequena frase de aplicação. A eficácia dos licks é tão grande que proporciona a um aluno iniciante um contato direto com o improviso. É claro que entender como a escala funciona é importante, mas entender e não conseguir aplicar dentro é frustante!

Licks Curtos de Blues

Este vídeo abaixo ensina a aplicação de pentatônica em Em7 (mi menor com sétima) pelo guitarrista Gustavo Gerra. Uma forma prática de utilizar uma pentatônica de blues.

https://www.youtube.com/watch?v=cz9I0DPSnPQ

Licks Curtos de Rock

Para quem entende um pouco mais de inglês vai ficar mais a vontade com o próximo vídeo, mas tente captar os licks que ele utiliza, pois são de grande valia em improvisos e criação de arranjos.

Estas são algumas dicas de como usar a escala pentatônica na guitarra. Comece devagar, usando apenas alguns modelos, depois aumente a quantidade de licks conforme for adquirindo confiança. O importante é ter um repertório de licks razoavelmente amplo para utilizar onde for necessário.

Independente da forma que aprenda, seja diretamente com um professor ou através de vídeo aulas, o importante é estudar. Caso queira conhecer sobre nossos cursos de guitarra você poderá estudar online ou presencialmente.

Conheça nossos cursos presenciais aqui!

Conheça nossos cursos online aqui!

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião sobre escala pentatônica. Como você estuda, quais meios utilizou para aprender. O que queremos é sua participação.

 

 

Posts recomendados

Um comentário em “Melhor forma para usar escala pentatônica na guitarra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *