Desenvolvendo um ouvido musical

O ser humano não utiliza da audição nem 10 % do que realmente ela pode oferecer, isso devido a imensa dependência que se tem da visão.

A audição no meio musical é imprescindível, isto quer dizer, não há possibilidade de se tocar um instrumento ou cantar se não utilizar a audição. Por isso saber utilizar a audição de forma correta é tão importante.

Memória Musical

memoria_musicalNossa memória musical funciona como um computador. Da mesma forma que você armazena uma imagem em seu computador e em algum momento precise dela, você fará uma busca e o computador encontra para você. Dando um exemplo mais claro, quando você busca algo no google, é só digitar e como mágica várias notícias abrem e o assunto aparece lá, na sua frente. Isso acontece devido ao enorme armazenamento que os computadores do google fazem sobre todo tipo de assunto.

Da mesma forma acontece conosco, não tem como você reproduzir algo se não armazenou conteúdo. Se não tem o hábito de escutar música dificilmente vai tocar ela. Então, a regra é simples, escute muito para tocar bem.

Pratique a Audição

escutando_musicaQuando for escutar música se preocupe com os detalhes, quais instrumentos tocam, quantas vozes, identifique notas altas, notas baixas, notas suaves, acordes vibrantes, acordes melancólicos, se atente a interpretação do artista, procure escutar a mesma música em versões diferentes, isso ajuda você criar um senso crítico musical. Lembre-se , a escola do músico é a informação musical.

Aplicação

memorizando_acordesDepois de escutar é hora de por em prática…

Se você é cantor, memorize a letra e suas variações. Seja detalhista e cuidadoso, para ser um bom interprete é necessário ser um bom imitador. Imite a forma com que o cantor expressa e chega nas notas, retorne quantas vezes for necessário até que esteja perfeito. Não existe perfeição sem repetição.

Se você é um instrumentista, comece pela linha melódica. Reproduza pequenos trechos da melodia e junte-as para formar a música no final. É claro que no início isso vai ser um pouco difícil, mas a persistência sempre vence a dificuldade. Quando seu ouvido estiver bem acostumado com a melodia é hora de começar com os acordes (acompanhamento). Aí está o ponto onde muitos desistem, pois se achar uma nota é difícil, imagina achar um conjunto delas! Procure um bom professor para passar as dicas como campo harmônico e escala, isso vai ser imprescindível para você alcançar sucesso na audição de acordes.

O mais importante é que você escute muita música, vários estilos e interpretações. Quanto mais informação musical você tiver, mais conteúdo prático você terá quando cantar e tocar.

Espero que estas dicas tenham sido válidas para melhorar sua percepção musical. A audição é algo importante e as vezes esquecido e menosprezado por alguns, mas aprender a escutar é tão importante quanto tocar e cantar.

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião sobre sua audição. O que queremos é sua participação.

Conheça nossos cursos presenciais aqui!

Conheça nossos cursos online aqui!

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *