Como limpar o violão em 6 dicas

como-limpar-o-violao

Como limpar o violão em 6 dicas simples e prática com produtos que você tem em casa.

Muitas pessoas não sabem como limpar o violão e pior, utilizam produtos que em vez de ajudar atrapalham o uso e danificam ainda mais o instrumento.

Hoje isso vai acabar. Vou te passar algumas dicas valiosas para manter seu violão em dia com a limpeza.

1- Limpando o violão por dentro

O melhor momento de fazer a limpeza interna do violão é exatamente na troca das cordas. O que você precisa fazer é passar um pano seco devagar dentro do tampo para poder tirar qualquer vestígio de teia de aranha e poeira que é acumulado durante o tempo de uso em que o violão fica exposto.

Após passar o pano seco agora é o momento de inserir um pano meio úmido para poder tirar a sujeira mais bruta. Passe um pano úmido com cuidado entre os contatos elétricos caso seu violão não seja apenas acústico.

Colocar a mão dentro de tampo do violão não é algo muito simples, ainda mais se você possui a mão grande. Portanto, solicite uma criança que tem uma mão menorzinha para que ela passe com bastante cuidado o pano ou uma flanela dentro do interior do violão.

2- Posso utilizar produtos de limpeza?

Não é comendo nenhum produto químico de limpeza. 

O violão esta constantemente em contato com seu corpo. Afinal qualquer produto mais agressivo pode causar alergias em pessoas com mais sensibilidade.

Produtos que dão brilho consequentemente deixa o instrumento mais escorregadio e isso não ajudará a tua performance musical.

Recomendo para a limpeza apenas um álcool em gel e uma flanela limpa e seca em toda a extensão do instrumento. O álcool além de limpar desinfecta e mata as bactérias.

Se seu violão for utilizado por mais pessoas como violões de escolas de música que são usados por muitos alunos, o cuidado com a limpeza precisa ser ainda maior. Uma pessoa gripada pode facilmente transmitir para outra através do instrumento. Definitivamente o álcool em gel será o aliado primordial para esta função.

3- Lubrificando os componentes

A área que você precisa fazer uma lubrificação a cada 6 meses é a tarraxa. 

A tarraxa é responsável pela aperto das cordas. Portanto, é ela que deixará seu violão afinado.

A tarraxa com o tempo vai ressecando e produzirá um rangido, tipo de porta enferrujada. Use um óleo de máquina, colocando simplesmente um pingo de óleo na roldana de cada engrenagem da tarraxa. Somente para manter bem lubrificado. Mas não esqueça que é um violão e não um carro. Afinal, lubrificar demais só deixará seu violão oleoso.

4- Limpando as cordas

A limpeza precisa ser feita toda vez que você usa violão. Quando tocamos o violão o suor da nossa mão fica literalmente nas cordas. Esse suor vai enferrujando este revestimento de metal dando impressão de cordas velhas e desgastadas mesmo com pouco tempo de uso.

Mas se você tiver um hábito de depois de tocar, passar um pano ou uma flanela seca nas cordas conseguirá retirar o excesso de suor e consequentemente manter o brilho e a qualidade sonora das cordas por muito mais tempo sem que você precise troca-las com pouco tempo de uso.

5- Cuidados com a bateria de 9V

Se você possui um violão elétrico com certeza possui uma bateria de 9v que serve para dar energia ao captador e aplificar o som. Mas essa simples pecinha pode trazer grandes transtornos e prejuízos ao seu violão se tiver o costume de deixa-la constantemente dentro do instrumento.

A bateria possui um composto químico que pode vazar com o tempo se armazenada ou mantida ligada constantemente. Esse liquido danificará seu sistema elétrico causando um dano ou a perca total do seu captador. Portanto, não deixe a bateria dentro do violão se você não estiver usando. Retire toda vez que terminar sua apresentação e armazene em local seco e sem umidade e excesso de calor. Fica a dica!

6- Limpeza da capa

Não basta apenas a limpeza do violão. A capa precisa ter seu interior limpo, seco e com todos os aspectos de proteção intactas. 

A limpeza também pode ser feita com pano úmido. Mas posteriormente é necessário que você coloque ela aberta no sol por um determinado tempo. Enfim, isso evitará que ela mofe e dê mal cheiro.

Você também pode ler “como cuidar do seu violão” e ter outras dias que pode ajudar.

Também pode ler “tutorial cordas – fabricação e tipos” para conhecer um pouco mais sobre os tipos de corda de violão.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *