Como gravar um bom som de violão

Tocar bem é uma coisa! Saber gravar já é outra bem diferente!

A algum tempo venho percebendo a dificuldade de pessoas em gravar o som do violão de forma limpa, sem ruídos e distorções. É claro que tocar bem o violão já é metade do caminho, mas não vamos entrar nesse mérito. Vamos partir da idéia que você toca bem. Assim fica melhor!

Utilizei muitos softwares famosos como pro-tools, Sonar entre outros, mas foi no garageband da apple que realmente tive uma experiência de qualidade e praticidade. Um bom software precisa te proporcionar a ferramenta correta para o tipo de gravação que você deseja.

Apesar do pro-tools ser da fabricante AVID que é responsável por muitos dos softwares de áudio utilizados pela apple, ele é uma plataforma mais completa mas também complexa.

Software Garageband

garage_bandO Garageband é software da plataforma apple. Isso quer dizer que você só poderá usar se possuir um mac, caso contrario terá que usar de outras formas que particulamente não recomendo por causa da instabilidade.

O Garageband possui um sistema poderoso de edição e gravação e ainda uma interface limpa e prática para se utilizar.

Placa de Áudio

placa_audioUma placa que recomendo é a Avid Fast Track Solo, devido a sua compatibildade com o sistema e 2 canais de entradas (XLR e P10). Sua resposta e latência é perfeita.

Sem uma boa placa de áudio você não terá condições de gravar um áudio de qualidade.

 

 

Vamos focar em 3 pontos para uma boa gravação:

  • Captação
  • Gravação
  • Edição

Captação

captacao_audioA melhor captação do violão vem da sonoridade das suas cordas em conjunto com o som que sai da boca do instrumento, é aí que você terá condições de escolher graves, médios, agudos, sons de corda e arraste de acordes.

Por isso utilize microfones externos e evite a captação pelo cabo a não ser que queira esta sonoridade. O importante é testar os sons.

 

Gravação

gravacao_violaoAntes de gravar determine as partes da música como parte suave, forte, fraca e vibrante. Isso te ajudará na pegada.

Toque de forma homogênia com batidas constantes e bem definidas, assim você poderá gravar um segundo violão fazendo a mesma coisa e poderá separar o PAN para lados opostos. Causando assim uma ambiência incrível.

 

Edição

edicao_audioA edição é a parte que dará vida ao seu instrumento, e no caso do garageband ele já possui presets configurados de vários tipos de violões. Mas você poderá fazer configurações manuais de forma muito fácil.

Para ter uma maior cumplicidade entre os violões gravados você terá que sincar os tempos fortes dos dois violões. Isso trará uma sonoridade perfeita quando escutar o áudio.

 

O importante é se preocupar com os detalhes desde a captação até a edição. Você notará resultados satisfatórios depois que utilizar estas dicas.

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião sobre formas de se gravar violão. Como você grava, o que utiliza, como edita, quais softwares usa. O que queremos é sua participação.

Conheça nossos cursos presenciais aqui!

Conheça nossos cursos online aqui!

 

Posts recomendados

2 comentários em “Como gravar um bom som de violão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *