Tutorial Cordas – Fabricação e tipos

Você sabe como as cordas são fabricadas? Conhece a característica da corda que melhor se encaixa ao seu estilo musical ou técnicas que usa? Nessa matéria vamos lhe ajudar a entender desde a fabricação até as características da corda que mais atende ao seu perfil de músico.

A sonoridade de uma boa corda é muito  bem percebida quando estamos num estúdio de gravação de um CD. Muitas vezes trocamos um encordoamento de uma música para outra para tirar a melhor sonoridade. Em decorrência disso montamos um tutorial de cordas parar vocês entenderem um pouco sobre o assunto.

FABRICAÇÃO

Para começar nosso tutorial encontramos um vídeo da discovery que demonstra toda a fabricação de uma corda, desde a escolha da alma (fio de aço) até a embalagem que vemos nas lojas. Isso te dará uma boa visão da cordas.

 

TIPOS

Conhecer o tipo de corda adequada para nosso instrumento e para nosso estilo musical não é algo simples de se fazer. Acredito até que muitos músicos nem conhecem essa especificação, mas tenho certeza que vai te ajudar muito a partir de agora nas suas decisões quando for comprar seu encordoamento.

Essas especificações foram baseadas nas cordas da Giannini, uma marca mais do que conhecida no mundo musical e com autoridade de peso. Mas é claro que existem outras tão boa quanto, mas por agora vamos focar apenas nas estruturas de fabricação e as especialidades que realmente farão diferença na suas escolhas. Vamos lá!

 

NYLON OPAL

Essa estrutura possuiu média tenacidade, tem a caracteriza de um som brilhante com boa sustentação e instabilidade na afinação. Com certeza é uma das cordas mais usadas devido a sua versatilidade.

 

 

 

NYLON CRISTAL

Essa estrutura é de média tenacidade, mais utilizados nos violões clássicos. Seu som possui um brilho e uma ótima definição graças a sua afinidade tonal e equilíbrio no timbre.

 

 

 

 

 

NYLON PRETO

Sua estrutura de alta tenacidade produz um som puro com agudos ricos e definidos. Muitos violonistas usam esse encordoamento pela sua  versatilidade.