Como cuidar do seu violão

Cuidar do seu violão é uma essencial para você ter um instrumento conservado, com ótima projeção sonora e visual impecável. Hoje vamos dar algumas dicas importantes pra deixar seu instrumento sempre tinindo!



RETIRE TODAS AS CORDAS

Você precisa retirar as cordas com cuidado para não  arranhar o instrumento. Cuidado para não perder as peças que ficam soltas como o rastilho. Revise com cuidado e coloque todas as peças separadas para não perder.

 

RETIRE TODA A POEIRA

Comece retirando toda a poeira com uma flanela limpa e seca em todo o corpo do instrumento. Utilize também um pequeno espanador para limpar dentro do violão (caixa acústica), este local costuma desenvolver teias de aranha.

 

 

LIMPEZA DO BRAÇO DO VIOLÃO

Utilize uma escova de dente velha para retirar as crostas de suor que fica entranhada entre os trastes. Para ajudar na limpeza utilize um pouco de álcool para desinfetar somente umedecendo  um pouco a escova.

 

 

LUBRIFICAÇÃO DAS TARRACHAS

Utilize um pouco de óleo de máquina nas tarrachas e faça movimento na engrenagem para espalhar o oleo em toda a superfície mecânica. Cuidado com o excesso, o óleo é apenas para não ressecar mantendo e preservando a qualidade da tarraxa pelo um longo período de tempo. Apos fazer a lubrificação tire o excesso com um pano seco.

LIMPANDO O CORPO DO VIOLÃO

Se o seu violão possui acabamento sem verniz ( fosco ), utilize apenas uma flanela seca e limpa sem nenhum produto químico. O acabamento fosco é danificado com a utilização de qualquer produto químico. Agora se seu acabamento for envernizado ( com brilho ), você poderá utilizar uma flanela umedecida no álcool líquido,  para tirar as marcas de dedo e desinfetar de possíveis bactérias. Lembre se de nunca utilizar álcool em excesso.

LIMPEZA DAS CORDAS

Sabemos que o que enferruja as cordas é o suor das mãos. Limpe as cordas com uma flanela seca em movimento continuo em cada corda após o uso do instrumento, isso dará uma vida útil e evitará que as cordas tenham uma oxidação mais acelerada.

 

MONTANDO O VIOLÃO APÓS A LIMPEZA

Junte as peças retiradas no início com cuidado e atenção na localização, coloque cordas novas e afine o instrumento. Lembre se que as cordas levam um tempo para alcançar a tensão perfeita.

 

GUARDANDO SEU  INSTRUMENTO

A melhor forma de guardar é colocando seu violão dentro de uma capa ou estojo, mas nada disso é eficaz se você não guarda lo em local seguro onde não tenha muito movimento de pessoas. Um pequeno tombo que seja pode danificar seu instrumento, causando dados irreparáveis prejudicando a qualidade do timbre.

 

CONCLUSÕES FINAIS

Cuide de seu instrumento e faça essa limpeza todas vez que for trocar as cordas ou se sentir que seu instrumento está muito sujo. Tocar em um instrumento sujo demonstra que você é uma pessoa descuidada e sem capricho e caso você queira vende lo perderá um pouco do valor caso o comprador conheça as suas praticas de uso.

Espero que com essas dicas vocês possam mudar o hábito de cuidado com os seus instrumentos.

Um grande abraço!

 

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *